Blog onde poderá encontrar centenas de remédios naturais e remédios caseiros para o tratamento de muitas doenças.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Receitas para curar a diarreia de forma natural

A diarreia pode ter várias causas, sendo a mais comum provocada por bactérias e vírus - a chamada gastroenterite. Uma das principais medidas a tomar para tratar a diarreia de forma natural é beber líquidos em abundância de modo a evitar uma desidratação, sobretudo no caso dos idosos e crianças que são particularmente mais susceptíveis.

A diarreia aguda na maioria dos casos é um processo natural que elimina substâncias nocivas do corpo, é como uma especie de "limpeza" e na maioria dos casos cura-se em poucos dias. Se a diarreia vem acompanhada de vómitos, convém ficar 4 a 6 horas sem ingerir alimentos sólidos, ou até mesmo no caso dos adultos manter um dia de jejum, no entanto a ingestão de líquidos é essencial e, a melhor forma de tomar-los é nas suas diferentes formas: água mineral, chás, soro caseiro, água de arroz. Todos eles vão repor os líquidos perdidos e, se possível parar a diarreia. Muito importante é também que se beba em pequenas quantidades várias vezes ao longo do dia.
Receitas para curar a diarreia de forma natural

Receitas naturais para parar a diarreia

Soro caseiro

O soro caseiro é muito parecido aos que se pode comprar na farmácia disponível em saquetas para dissolver na água. Mas em casa pode-se fazer um soro que fornece eletrólitos que se perdem com a diarreia. Para fazer o soro, primeiro ferve-se 1 litro de água, depois da água arrefecida junta-se duas colheres de sopa de açúcar, meia colher de chá de sal, meia colher de chá de bicarbonato de sódio e o sumo de 1 limão. Ir bebendo pouco a pouco durante o dia. 

Chá preto

O chá preto é outro remédio caseiro muito indicado no tratamento da diarreia. Os taninos contidos no chá acalmam os intestinos, tendo também um efeito adstringente e anti-bacteriano. Ao preparar o chá deixe em infusão mais de três minutos, para que fique carregado e com mais substâncias ativas.

Água de arroz

A tão popular água de arroz é outro remédio das nossas avós, mas que vai passando de geração em geração. Para preparar o caldo de arroz, basta juntar duas colheres de sopa de arroz branco não lavado para 1 litro de água, deixar ferver durante muito tempo, nunca menos de meia hora até o arroz ficar bem passado e a água com uma cor branca e gelatinosa. Arrefecer, coar para separar a água do arroz. Beber desta água várias vezes distribuídas ao longo do dia.

Caldo de cenoura

Cozer 500 gramas de cenoura sem casca e cortadas em bocadinhos pequenos em 1 litro de água durante uma hora, depois reduzir a puré com a ajuda de um liquidificador ou passvite. Voltar a acrescentar mais 500 ml de água e juntar uma colher de chá rasa de sal. Beber ao longo do dia.

Mirtilos secos

Os mirtilos secos contêm antocianinas, uma substância antibacteriana e adstringente que ajuda a parar a diarreia, na medida em que vai impedir a fixação das bactérias e toxinas nas paredes intestinais. Fazer um chá, fervendo mirtilos secos esmagados em água cerca de dez minutos. Beber várias vezes ao longo do dia. Outra opção é mastigar mirtilos secos várias vezes ao dia.

Argila branca

Como "medida de primeiros socorros" em diarreias agudas não há quase nada melhor do que tomar três vezes ao dia uma colher de chá de argila misturada com um copo de água. Por vezes, esta medida por si só é suficiente para tratar a diarreia. Isto porque as propriedades da argila absorvem as toxinas e bactérias dando alivio à diarreia. De todas as argilas disponíveis no mercado, a argila branca é a mais indicada para ingerir.

Maçã ralada e oxidada

A pectina contida na maça forma um gel uma espécie de camada protetora na parede dos intestinos de modo a impedir a invasão de toxinas e bactérias Este gel por sua vez também é capaz de ligar-se às toxinas e bactérias, que depois são expulsadas nas fezes. Quanto mais oxidada estiver a maçã mais eficaz será a pectina que contém. Ralar uma maçã e deixar ao ar até ficar oxidada/ferrugenta, depois comer mastigando muito bem e em pequenas quantidades de cada vez.

Como deve ser a alimentação 

Após a diarreia, a  alimentação deve recomeçar pouco a pouco, com alimentos de fácil digestão e adstringentes, sem gordura, leite, álcool e café. Gradualmente pode-se começar por alimentos tais como: maçã assada ou cozida, ralada, banana madura, doce de marmelo, arroz cozido, cenoura cozida, caldo de legumes sem gordura, depois pode-se introduzir alimentos como batatas cozidas, pão, peixe grelhado ou cozido ou peito de frango, fiambre, iogurte natural com probióticos.

E lembre-se que deve consultar o médico se os sintomas não melhoram.

0 comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts

Posts

Últimos posts
Com tecnologia do Blogger.