Blog onde poderá encontrar centenas de remédios naturais e remédios caseiros para o tratamento de muitas doenças.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Tratamento natural para a constipação

As constipações ocorrem principalmente no outono e inverno e os sintomas típicos são dor de garganta, corrimento no nariz e tosse. Se não surgir complicações, normalmente os sintomas após três a sete dias tendem a melhorar e depois a desaparecer. No entanto podemos encontrar alivio com alguns remédios naturais, fáceis de preparar em casa, sem recorrer à medicação e aos seus efeitos colaterais. Durante anos e anos os remédios das nossas avós supuseram uma ajuda rápida contra os resfriados comuns. Deixamos aqui alguns remédios para aliviar mais importantes:


Receitas caseiras para a constipação

Tratamento caseiro contra a constipação 

Gargarejos para aliviar a dor de garganta

Certas plantas graças às sua propriedades, nomeadamente os óleos essenciais que contêm, ajudam a aliviar a inflamação e a dor de garganta, é o caso da sálvia e camomila.

Leve a ferver meio litro de água, juntar duas colheres de chá de folhas de sálvia ou flores de camomila, apagar o fogo, tapar e deixar em infusão 15 minutos. Fazer várias vezes por dia gargarejos durante cinco a dez minutos com este chá quente.

Cataplasma de queijo Quark 

O queijo quark reduz o inchaço, alivia a dor e combate a inflamação. Como utilizar: 500 gramas de Quark (deve ser retirado muito tempo antes do frigorifico para não estar frio) é estendido com uma espessura de meio centímetro num pano de algodão fino (tipo fralda). Depois é colocado à volta do pescoço, mas de modo a que entre o pescoço e o Quark exista apenas uma camada de tecido e depois por cima do emplastre deve ser colocado um lenço ou toalha para prender na parte de trás do pescoço. Deixe ficar até notar que o queijo fica seco.

A cebola é um descongestionante natural

A cebola pode ser utilizada de várias maneiras no tratamento natural da constipação, ajudando a aliviar a tosse e a congestão nasal, graças aos óleos de mostarda e de enxofre que contêm. Para fazer um xarope, pique uma cebola finamente e acrescente algumas colheres de mel ou açúcar mascavo, deixe estar assim toda a noite. Do liquido resultante tomar uma colher de chá a cada poucas horas. Pode ver aqui como se faz este remédio natural de cebola e melOutra alternativa é o chá de cebola. Cortar uma cebola em fatias e cozinhe por cerca de cinco minutos em meio litro de água. Depois coar e adoçar com um pouco de mel. Beber quente várias vezes por dia.

Rábano-picante e cebola contra a tosse 

Talvez pouco conhecido, mas o rábano-picante (também chamado raiz forte) é, tal como a cebola muito eficaz contra a tosse, agindo como um antibiótico natural. Ralar 2 colheres de sopa cheias de rábano-picante e misturar um pouco de sumo de cebola e 1 colher de sopa de mel. A cada 2 a 3 horas tomar 1 colher de sopa deste remédio. 

Solução salina caseira para desentupir o nariz 

A água salgada limpa e elimina bactérias e ainda dissolve as secreções, aliviando assim a congestão nasal.
Para preparar uma solução salina caseira, deite uma pitada de sal em 2 dl de água quente. Coloque um pouco de esta água salgada no oco da palma da sua mão e deixe-a correr através da narina direita. Se inclinar a cabeça para o lado direito, vai permitir o correr da água para dentro da narina mais facilmente. Em seguida faça o mesmo com o lado esquerdo. Repetir várias vezes por dia. 

Vapores quentes ajudam a soltar o muco do nariz

O vapor de água quente com ingredientes naturais ajudam a soltar as secreções do nariz e a aliviar a tensão nos brônquios. Os óleos essenciais de tomilho, eucalipto e hortelã-pimenta ajudam a aliviar as constipações e a tosse.
Levar a ferver dois litros de água. Despejar a água numa tigela grande e adicionar algumas gotas de um dos óleos acima referidos. Em seguida, debruçar-se e manter o rosto sobre a bacia com uma toalha grande a tapar toda a cabeça. Ficar assim durante dez minutos, inalar e exalar profundamente pelo nariz. Este remédio não é adequado para as crianças, pelo perigo de asfixia.

Outra opção é fazer inalações com a seguinte receita: deitar três colheres de sopa de sal ou um punhado de flores de camomila numa tigela ou bacia grande. Despejar por cima 2 litros de água fervida. Inclinar o rosto sobre a bacia e cobrir a cabeça com uma toalha grande. Permanecer assim pelo menos dez minutos, respirando profundamente pelo nariz. O sal age como um desinfectante e expectorante. A camomila desinfecta e combate a inflamação. 

A canja é antibacteriana

A tão popular canja foi objeto de estudo e os pesquisadores norte-americanos descobriram que os ingredientes da canja (a tradicional sopa de galinha) têm um efeito antibacteriano, ajudando a combater a infecções respiratórias. A sopa quente também aumenta a temperatura do corpo e traz alivio às dores no corpo.

A receita: preparar um caldo de galinha ao qual deve juntar legumes (alho francês, aipo, cenouras, salsa), folhas de louro e bagas de zimbro e deixe cozinhar por uma hora e meia. Junte alguma variedade de massa e a carne de galinha picada no caldo. Coma pelo menos dois pratos por dia.

Banhos para relaxar e combater a dor

Os banhos de imersão trazem bem estar em todos os sentidos e ainda mais se se adiciona óleos essenciais como mentol, eucalipto, tomilho ou óleo de abeto, particularmente uteis para promover a circulação sanguínea, aliviar as dores no corpo, aumentar a temperatura do corpo e ainda contribuir para soltar as secreções do nariz e brônquios.

Encha a banheira com água morna (38 graus) e deixe-se ficar com o corpo submergido durante dez minutos. Quem tem problemas circulatórios, deve encher apenas a metade da banheira com água. Se houver febre não convém fazer banhos de imersão, porque subiria ainda mais a temperatura do corpo. 

Banhos de pés para aliviar a congestão nasal

Um banho de pés, cuja temperatura vai aumentando gradualmente, melhora a circulação das vias respiratórias, aliviando a tensão no peito e a desentupir o nariz.

Encha uma bacia com água quente a 34 graus (não encha muito, porque vai ir acrescentando água). Durante os próximos 20 minutos ir adicionando água ainda mais quente até que a temperatura da água dos pés chegue aos 41 graus. Deixe ficar os pés mais alguns minutos na água quente. Em seguida, secar os pés, calçar meias quentes e repousar pelos menos uma meia hora.

Outras soluções que ajudam contra as constipações

 A maioria das constipações aparecem nos períodos mais frios do ano, outono e inverno, por isso convém extremar as medidas preventivas, como a higiene das mãos, bem como "arejar" a casa, que apesar do frio, deve na mesma ser ventilada várias vezes ao diaevitar os pés molhados e frios, beber muito liquido como água e chás à base de plantas para soltar o muco (por exemplo, eucalipto, tomilho...) .

Relativamente à alimentação, deve-se comer muita fruta e vegetais crus, especialmente ricos em vitamina C, que se encontra nos cítricos e kiwis mas também na cenoura, pimentão, tomate, beterraba - e que ajudam a estimular o sistema imunitário do corpo, mantendo as defesas em alta.

0 comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts

Posts

Últimos posts
Com tecnologia do Blogger.