Blog onde poderá encontrar centenas de remédios naturais e remédios caseiros para o tratamento de muitas doenças.

sábado, 16 de abril de 2016

Tratamento caseiro para a dor de garganta



A dor de garganta pode ser tratada em casa com remédios do tempo das nossas avós. Um dos maiores problemas associados à dor de garganta é a dificuldade em engolir alimentos, bebidas e até mesma a própria saliva, o que é particularmente incomodo. Vírus e bactérias estão na origem desta infecção, mas alguns remédios caseiros podem ajudar a aliviar este problema, ou até mesmo curar, se for persistente.

Remédios caseiros para a dor de garganta

Curar em casa a dor de garganta

Gargarejos contra a dor de garganta

Fazer gargarejos ou bochechar várias vezes por dia é uma prática bastante útil para aliviar a garganta irritada, desfazer-se de substâncias tóxicas e de bactérias, além de manter as membranas mucosas sempre humidas. Faça gargarejos a cada uma ou duas horas e deve sempre cuspir o líquido após o bochecho, nunca deve engolir, pois grande parte das bactérias e virus causadores da infecção serão expelidos com o liquido.

A água com sal é um dos líquidos muitos usados para fazer gargarejos, sendo assim: dissolver cerca de três colheres de chá de sal em água morna e fazer gargarejos várias vezes ao dia. Traz alivio imediato e combate bactérias e vírus. Outra opção seria dissolver o sal na água bem quente e, em seguida, inalar o vapor da água salgada. 

Fazer gargarejos com vinagre de maçã: adicione 4 colheres de chá a  um copo de água. Bocheche este líquido a cada hora. O vinagre de maça tem o poder de eliminar e matar bactérias.

Gargarejo com chá de salva: a planta medicinal salva é anti-inflamatória e anti-bacteriana 
e ajuda a acalmar a irritação da garganta e é também eficaz quando há rouquidão. Prepare um chá de salva e faça gargarejos várias vezes por dia.

Além do chá de salva o chá de camomila é também uma bebida muito aconselhada para fazer bochechos. Faça um chá com esta plantas medicinal, espere a arrefecer, bocheche e escupa.

Beber muito

Agora mais que nunca, é importante beber em abundância, mas a ingestão de líquidos deve ser a uma temperatura agradável, nem muito quente nem fria. As bebidas quentes têm um efeito reconfortante aliviando a dor de garganta e, ainda mantém as mucosas da garganta húmidas, com maior capacidade para combater as bactérias. O ideal são as infusões ou tisanas de ervas, mas também os caldos e o leite quente com mel.

Leite com mel para a dor de garganta

Um remédio natural desde os tempos das nossas avós é o popular copo de leite morno com mel. O calor acalma a inflamação e mantem as mucosas da garganta hidratadas.

Água quente com limão e mel

Outro remédio natural contra as dores de garganta é a água quente com limão, uma espécie de chá que é preparado com o sumo de um limão espremido na hora, ao qual se junta 2 dl de água quente, adoçar com mel e beber duas vezes por dia.

Chá de salva

Outro remédio caseiro para a dor de garganta, é o chá de salva, é calmante e anti-bacteriano. Acrescente cerca de 100 gramas de folhas de salva a um litro de água quente fervida. Deixe tapado cerca de 10 minutos antes de beber o chá.

Cataplasma de batata para a garganta

Envolver o pescoço com algo quente faz bem à dor de garganta e tem efeitos quase analgésicos. Um remédio caseiro popular é a cataplasma de batata quente. Como deve fazer: coza as batatas, esmague-as com um garfo e coloque-as ainda quentes numa toalha ou pano comprido e estreito. Dobre de tal maneira para que a batata não possa cair do pano. Coloque a cataplasma ao redor do pescoço e, se for preciso prenda com um lenço. O calor que desprende da batata proporciona alivio imediato.

Quando a dor de garganta vem acompanhada de tosse, o xarope caseiro de cebola e mel pode ajudar a que se sinta melhor, pois as propriedades curativas tanto da cebola como do mel fazem bem à garganta.

A importância de humedecer o ar

Agora mais que nunca é importante evitar a boca e a garganta seca. Por isso mantenha um nível de humidade do ar suficientemente elevado na sua casa. Para tal pode utilizar humidificadores especiais do ar, disponíveis nas lojas. Ou a falta de estes, pode recorrer a este truque caseiro: coloque por cima do radiador uma bacia de água quente, ou então pendure dentro de casa no quarto onde vai estar habitualmente, a roupa molhada para que se seque, desta maneira o ar vai ficar húmido.

Chupar rebuçados

Sempre que possa chupe de vez em quando um rebuçado, com este simples gesto está a contribuir para o alivio da garganta irritada. Isto porque a sucção promove a produção de saliva, mantendo assim a hidratação da garganta. Para este efeito os melhores rebuçados são os que contêm mentol, eucalipto  e salva.

Algumas recomendações

Evite o tabaco e as bebidas alcoólicas, pois agravariam o mal estar da garganta, e quando a dor de garganta vem acompanhada com febre alta, dor de cabeça e dores no corpo, bem como as amígdalas inchadas talvez deva consultar o médico que lhe recomendará o tratamento adequado, normalmente anti-inflamatórios e analgésicos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Popular Posts

Posts

Últimos posts
Com tecnologia do Blogger.